segunda-feira, 10 de agosto de 2009

REQUERIDO ARACAJÚ, MINHA PRIMEIRA SAÍDA




O mês de janeiro tinha iniciado com a confirmação da implantação da ditadura uruguaia. Apenas uma mais do Plano Condor para America Latina.
Para mim era determinante, ou saia do País ou cairia na rede repressiva das Forças Conjuntas. Falei com meu irmão que se encontrava em Aracajú – Sergipe, a resposta foi determinante: “vem para aqui, via Porto Alegre, tenho um amigo advogado. Passaras um par de dias com ele e depois para Aracajú.”
Dois dias depois chegava a rodoviária de P. Alegre onde uma belíssima mulher loira me esperava. Ela não teria mais de que vinte um anos de idade. Apresentou-se para mim dizendo: ...”sou a esposa de Eduardo, ele me pediu que viesse por você pois esta numa reunião e se fez impossível vir . “
Chegamos a um prédio de departamentos antigo. O departamento tinha certa comodidade y a biblioteca era vasta onde a grande maioria dos títulos se referiam a advocacia do trabalho, caracterizando a um profissional desta especialização.
- “Meu marido é advogado trabalhista do sindicato bancário, foi transferido para Pernambuco, e depois detido pelo exercito e liberado a cinco dias. Não se preocupe você esta em boas mãos, amanha temos um churrasco numa fazenda se você se sente bem poderá acompanharmos.”
Apenas dez minutos depois ouvi a porta se abrindo e um homem de mais de 65 anos, sorridente e de uma elegância de chamar a atenção veio a cumprimenta-me. Seu cabelo grisalho me fez pensar que a diferencia de idade no casal e o nível cultural de Eduardo a tornavam quase inexistente, pois ela tinha 21 anos, apenas.
Chegamos a fazenda um pouco mais das 7 horas da manha e não eram muitos os convidados pressentes, Mesmo assim fui apresentado a todos. Bastaram uma hora para saber que me encontrava numa reunião da mais alta cúpula da esquerda brasileira e especialmente de Porto Alegre.
Antes de iniciar o almoço percebi que se realizavam reuniões em vários cantos. Uma vez que foram convidados a reuni-se em torno a mesa e quando todos estavam pressentes surpreendentemente fui apresentado a todos e convidado a realizar meu primeiro discurso, político, no Brasil.
Sai do Uruguay com a idéia de dar um sumiço por um tempo y já estava fazendo discurso.
Lille/2009

Nenhum comentário: